quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Pastor Erno Retorna a SMO

Olá queridos irmãos e irmãs!
É com grande gratidão a Deus que informamos que o Pastor Erno Kufeld retornou a SMO. Ainda inspira muitos cuidados, mas agora conta com o apoio da família e com o nosso. Segue abaixo o testemunho que ele escreveu:

Queridos irmãos! Nas próximas linhas transcrevo um pouco do que Deus tem feito em minha vida, conforme testemunhei no Mensageiro Luterano do mês de Julho.
Viver um novo dia é com certeza um grande presente de Deus. Isso eu posso dizer com muita alegria e gratidão, depois de viver totalmente debaixo da graça e proteção de Deus nos últimos meses de momentos difíceis na minha vida, seguindo o tratamento da leucemia.
Mais uma etapa estava começando. Depois de grande expectativa e espera, eu havia internado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre no dia 02 de Março para o transplante, mas tive que fazer nova quimioterapia pois a doença já havia voltado. Sai do hospital nos dias 29 e 30 de Março para poder abraçar a minha querida esposa e o meu querido filho e reinternei novamente no dia 01 de Abril.  Iniciei a quimioterapia mais forte de todas (5 vezes mais forte que as outras para acabar com minha medula doente). Tudo isso era necessário para que então  o dia 12 de abril de 2011 fique marcado na minha história, como um novo nascimento. Afinal, a nova medula, recebida por dádiva divina do meu irmão Ereneu, estava sendo transplantada para dentro do meu corpo.
Não vou neste momento, relatar todas as situações difíceis e delicadas que passei no tratamento e no transplante, pois quero muito agora agradecer juntamente com os irmãos de toda a igreja e fora dela, que tem orado por mim e por minha família, nos ajudado e apoiado de muitas maneiras durante todo esse tempo.
Deus ouviu as orações e no 21º dia após o transplante, dia 03 de Maio, a medula nova começou a trabalhar. No dia 20 de Maio, após 50 dias internado em ambiente de total isolamento e proteção para o transplante, eu estava recebendo alta do hospital, recebendo dos médicos a feliz notícia: Uma importante etapa está vencida. Vamos em frente. Devo destacar com muita gratidão a Deus o carinho e cuidado que toda a equipe do hospital teve por mim durante todo esse tempo, marcando a minha vida para sempre.
Com a mesma confiança e segurança que o Senhor me dá, quero cumprir fielmente tudo que segue no meu tratamento. Nos primeiros meses morei perto de Porto Alegre, na casa dos meus queridos irmãos na fé que amorosamente me acolheram, Sra. Mirian e Sr. Paulo Timotheo dos Santos. Foi um período de muitos cuidados e exames periódicos com acompanhamento bem próximo.
Todo paciente que faz transplante de medula, perde o efeito de todas as suas vacinas que fez na vida, que somente poderão ser refeitas após um ano. Este também é o período necessário para que a nova medula domine completamente. Depois de meio ano, aproximadamente mudará inclusive o meu tipo sanguíneo, de O + para A +, o tipo da medula nova.
Quanto ao meu irmão doador, o Ereneu, depois de um mês já estava com a quantidade de líquido de medula totalmente recuperado. Isto serve de estímulo para que todas as pessoas que podem, sejam doadores de medula e assim ajudem a dar esperança de vida para tantas pessoas de diferentes idades, que tem no transplante a única chance de um novo nascimento. Doar medula óssea ou mesmo sangue é um grande gesto de amor ao próximo, que não prejudica em nada quem o faz e muda algo na vida do seu semelhante.
Nas horas de angústia e aflição, quantas vezes pedimos pela ajuda do Senhor e Ele atendeu as orações. Este é o momento em que convido a todos para agradecer muito e glorificar o santo nome do nosso Deus. Ele cumpre na minha vida a promessa que nos faz no Salmo 50.15:  Se me chamarem no dia da aflição, eu os livrarei, e vocês me louvarão.”
Um dia antes de eu receber alta, Deus colocou no meu coração um cântico de louvor que fiz, pensando nas maravilhas que o Senhor operou, na alegria que eu estava sentindo, e na certeza que o amor e misericórdia do nosso Deus não tem fim. Com muito louvor, do fundo de minha alma escrevi e cantei essas palavras:
1. No horizonte azul o sol vai raiar, Trazendo o brilho alegre do amanhecer. A linda natureza vem nos mostrar: É mais um dia, vale a pena viver. Tudo isso é obra do Deus criador, Que em tudo nos revela o seu amor. Enquanto o novo dia ressurgir, Meu passos bem feliz sei que vou seguir.
2. Na minha vida eu quero sempre louvar, Por tudo que meu Deus fez para mim. Agora bem feliz eu vou cantar, Que a misericórdia do Senhor não tem fim; Sim: ela se renova a cada manhã ! É tanto que nem mereço assim. Mas Deus fez tudo tão perfeito e bom, Então louve comigo nesta canção.
O amor do Senhor Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim. Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs; e como é grande a fidelidade do Senhor! Deus é tudo o que tenho; por isso, confio Nele.” Lamentações 3.22-24
Um grande abraço para todos os irmãos, e que a paz e o amor de Jesus continue guiando a vida de todos nós em todos os dias de nossas vidas.
 Pastor Erno, Viviane e Davi Kufeld