quarta-feira, 18 de abril de 2012

Um Minuto com Deus: Silêncio

Quando não somos atendidos em nossos desejos, pode haver um sentimento de frustração. Planos não concretizados nos fazem perguntar: “Deus está ouvindo? Ele sabe mesmo o que eu preciso? Por que não responde?” Entre a sexta-feira da morte de Jesus e o domingo da sua ressurreição, parece ter havido um silêncio no sábado. Um dia de perguntas, de dúvidas, de medo, talvez até frustração. Mas no domingo, o plano de Deus foi levado adiante. Continue confiando a Deus os seus planos e desejos porque, mesmo que haja um período de aparente silêncio, o Pai estará trabalhando em seu favor.


Oração: Pai, ajude-me a confiar em você mesmo quando parece que você está em silêncio. Em suas mãos entrego meus planos, e, assim, posso descansar. Por amor de Jesus. Amém.

Leia Lucas 23.50-56

terça-feira, 17 de abril de 2012

Ressurreição

Após ser retirado da cruz, o Salvador morto foi sepultado e o seu túmulo foi fechado com uma pedra. Tudo parecia ter acabado. As viagens de Cristo, seus sermões, suas palavras doces na hora em que mais eram necessárias, sua companhia agradável, a esperança de um Rei que mudaria o mundo. Foi tudo por “água abaixo”. Quanta frustração, quanta tristeza para os discípulos e todos os outros seguidores do Mestre. Teria sido tudo em vão? Certamente que não! Mas não é difícil imaginar o clima que pairava sobre aqueles que conviveram com o Salvador. Aquele sábado deve ter sido o pior dia para todos eles. Felizmente, hoje já conhecemos a história bíblica e sabemos que na Páscoa, celebramos a festa da vitória da vida sobre a morte. É uma festa das mais importantes e que todos estão convidados a celebrar todos os dias: Cristo Ressuscitou, Cristo vive - Nós também viveremos.
 
Oremos: Senhor Jesus, venceste a morte e ressuscitaste. Por isso eu sei que tenho a vida eterna garantida. Eu sou grato por tudo o que fizeste por mim, mesmo eu não merecendo. Amém.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Novidade a cada dia!

Recomeçar parece ser sempre algo bom. No entanto, nas segundas-feiras muitos prefeririam não ter que recomeçar a rotina de trabalho, escola, trânsito. Queremos recomeçar, sim, mas de um modo diferente, com novidades, sem monotonia e tédio. Infelizmente nem sempre queremos ou podemos pagar o preço por isso, seja mudando de emprego, de curso ou de atitude. Jesus, ao ressuscitar, pagou o preço por nos amar, e enfrentou a rotina humana da morte, da dor, do sofrimento. O apóstolo Paulo diz: “assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova”. A ressurreição de Jesus vai lhe dar, dia a dia, novidade, vida nova. Aproveite.

Oração: Jesus, você ressuscitou da morte para que eu tenha uma vida nova. Ajude-me a lembrar do seu amor por mim em todos os momentos para que a vida, na rotina diária ou não, me seja cada vez mais maravilhosa e empolgante. Em seu nome. Amém.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

O que mais importa?

Qual foi o maior naufrágio da história?

Imagino que o primeiro nome que nos vem à mente é o do Titanic, transatlântico que há 100 anos, na noite de 14 para 15 de abril de 1912, afundou nas águas geladas do Atlântico, tirando a vida de 1500 pessoas.

Mas o Titanic não foi o maior, nem o segundo maior. Não está sequer entre os 5 primeiros.

O maior naufrágio da história, em termos de numero de vitimas, foi o do navio Wilhelm Gustloff, no dia 30 de janeiro de 1945. Cerca de 10.500 civis, a maioria mulheres e crianças, fugiam da crueldade e voracidade do exercito russo que adentrava a Polônia e Alemanha. Foi atingido por três disparos de um submarino soviético e naufragou, tirando a vida de 9.500 pessoas.

Isto me lembrou de que nem sempre aquilo que recebe mais propaganda é, de fato, o maior ou mais grave.

E nem sempre é aquilo a que é dado maior atenção é o que realmente importa.

Às vezes os olhares se fixam em determinados problemas, como se fossem os maiores e únicos da sociedade. Enquanto outras questões mais graves ficam sob a superfície, esperando serem abordadas.

Isto também acontece com as coisas boas. Parece que o grande motivo de alegria é ganhar um aumento, ver o time ser campeão, aparecer na TV, ganhar um carro... Mas há coisas maiores e mais importantes. Um casal que se reconcilia, um filho que volta para seu pai ou sua mãe. Uma criança que é salva do aborto. Uma contribuição única no trabalho. Uma hora bem empregada de atenção e cuidado com quem amamos. Aquelas coisas que dificilmente ganham a primeira página...

Com a maior de todas as alegrias, isto acontece o tempo todo. Jesus entrega sua vida por toda humanidade - por sinal, numa grande tragédia, a da cruz. Mas frequentemente esta noticia fica no rodapé da pagina, enquanto quem ganha as letras gigantes são alegrias fugazes, frágeis, superficiais.

Mesmo assim, ela permanece como a maior de todas. Completa. Ao alcance. E, se os navios afundam quando têm seus cascos perfurados, nossa vida é diferente. Quando torpedos nos acertam, quando batemos e o coração começa a fazer água, não é preciso concluir que o naufrágio será certo. Cristo nos perdoa, restaura, e nos mantém na superfície, nos permitindo continuarmos a navegar na paz e certeza de seu amor.

Para podermos sempre dar atenção ao que realmente importa
Escrito pelo Pastor Lucas Albrecht

terça-feira, 10 de abril de 2012

Páscoa em SMO

Em São Miguel do Oeste tivemos cultos na Sexta-feira Santa, com participação do grupo de canto, Dança Litúrgica e teatro encenado pelos jovens com a peça A Paixão de Cristo conforme Marcos!


 No domingo bem cedinho, as 7h tivemos nosso culto de páscoa!
 Viviane fazendo um sermonete
 Nós cremos na ressurreição de Jesus - Porque Ele vive, podemos crer no Amanhã!!!
 Crianças e confirmandos cantando "Que Legal"
 Confirmandos apresentando uma música encenada!
Os coelhinhos também apareceram no culto para celebrar a ressurreição de Jesus e presentear as crianças com doces e chocolates

Páscoa no Alto Guamerim

Na Sexta-Feira Santa tivemos uma programação especial para lembrar a morte de nosso Senhor Jesus e também celebrar a festa da ressurreição. Veja as fotos.
 Confirmandos cantando "Que legal"

 Teatro


 Grupo de Canto

Uma surpresa pra criançada

Confirmação de Fé em SMO

No dia 01/04/2012 - Domingo de Ramos - Cinco Jovens confirmaram a sua fé batismal publicamente. Segue abaixo algumas fotos



Os confirmados são: 
Ana Schüler, Bruna Dal Magro, Gabriel Lamb, Patrik Hetwer e Stéfani Rowe.

Deus abençoe a todos eles!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

No mês da mentira... Uma verdade Bendita!

Quando eu era criança, me lembro de, por diversas vezes, cair em mentiras contadas por meus colegas para, após, ouvir a seguinte frase: “1º de Abril!” e muitas gargalhadas da parte deles. Obviamente, eu também comecei a seguir a procissão, fazendo outros acreditarem nas mentiras que eu contava. Era um dia bastante divertido. Mas, afinal: porque o dia 1º de abril é considerado o dia da mentira?
Ao que parece, isso vem de muito, mas muito tempo atrás. Séculos atrás. E parece ter a ver com o Ano Novo... Pelo menos desde o início do século XVI, o Ano Novo era comemorado, não no dia 1º de janeiro, mas sim, a partir do dia 25 de março. E por quê? Porque ali se dava o início da primavera. Como nos países do hemisfério norte o inverno é muito rígido, eles comemoravam, e muito, o início de um novo momento, um novo recomeço com a primavera. Esse dia era tão aguardado, que quando chegava, os povos realizavam imensas festas, que não duravam um, dois, ou três dias, mas sim uma semana. As festas começavam no dia 25 de março e terminavam no dia 1º de abril, dia em que oficialmente começava o novo ano.
Todavia, como sempre, alguém tinha que mudar as coisas. Esse nobre ser foi o rei Carlos IX da França, o qual determinou, a partir da adoção do calendário gregoriano, que o ano novo deveria ser comemorado no dia 1º de janeiro. Logicamente, muita gente não gostou.
Alguns franceses resistiram a essa mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1º de abril. O que aconteceu, foi que alguns gozadores passaram a ridicularizá-los, enviando-lhes presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.
Em países de língua inglesa, o dia 1º de abril costuma ser conhecido como “Dia dos Tolos”. No Brasil, o “Primeiro de Abril” começou a ser difundido em Minas Gerais. E por quê? Porque foi lá que circulou “A Mentira”, que era um periódico, o qual foi lançado em 1828, no dia – pra variar – 1º de abril, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte.
Essa história toda pode ser verdadeira ou simplesmente historinha, e, por assim dizer, mentira. Seja como for, é uma bela história.
Interessante é perceber, que o dia da mentira é apenas um, porém, abril, como um todo, passou a ser considerado mês da mentira.
Se olharmos para a bíblia, quem pecou no paraíso fora apenas um casal. Porém, a humanidade, como um todo, passou a ser considerada pecadora, conforme afirma Paulo: “O pecado entrou no mundo por meio de um só homem e o seu pecado trouxe a morte. Como resultado, a morte se espalhou por toda a raça humana.” (Rm 5.12)
Essa, era até então, a única verdade para nós seres humanos. Todavia, neste que é o mês da mentira, uma outra verdade sobrepõe-se a esta: “A Salvação”: “E assim como muitos seres humanos se tornaram pecadores por causa da desobediência de um só homem, assim muitos serão aceitos por Deus por causa da obediência de um só homem [Jesus]” (Rm 5.19).
A Obra de Jesus fez com que a soberania da morte se tornasse completamente mentira para nós. Ela continua sendo a maior verdade para o não cristão. Para este, Cristo até existiu, mas foi vencido pela morte. Sendo assim, permanece morto e esse será o nosso destino eterno também. Porém, para nós cristãos, a morte não tem mais poder e passa a ser a maior de todas as mentiras contraposta a maior de todas as Verdades já proclamadas no mundo: A Salvação que nos trouxe vida Eterna, através da morte e Ressurreição de Jesus Cristo!
Essa é a história da Salvação. Uma história que celebramos, de modo muito especial, nesta semana Santa que, nesse ano, começa justamente no dia 1º de abril com o Domingo de Ramos, tem o seu ápice no dia 6 com a crucificação e morte de Jesus e concede a toda humanidade um novo recomeço com a Ressurreição celebrada no dia 8 de abril. E isso não é apenas mais uma historinha. É a mais Bela História da Humanidade e a mais pura verdade para que crer no autor dessa Verdade. Uma Verdade que deve ser muito anunciada, bem difundida, bem falada, bem dita, afinal, esta é uma VERDADE BENDITA.
Por Mateus Leonardo Lange
Pastor em São Leopoldo/RS