segunda-feira, 28 de maio de 2012

Sofrimento

Por que sofremos? Acompanhe o programa CPT da IELB sobre o tema Sofrimento, e reflita sobre esse assunto!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Encontro Distrital de Corais

No dia 19 de maio tivemos o Encontro Distrital de Corais. Foi um encontro muito abençoado. Belos louvores foram entoados ao nosso Deus e Salvador Jesus. Tivemos a participação de grupos de canto de SMO, Alto Guamerim, Iporã do Oeste, e Corais de Cunha Porã (misto, masculino e Juvenil) Coral de Maravilha, Coral de Leigos Distrital e Coral de Tigrinhos.

Abaixo fotos do encontro que teve mais de 250 pessoas participando!















Curso para professores de ED


Fundamentando o amor de Deus nas histórias bíblicas! Esse foi o tema do curso para professores de escola dominical distrital. O curso foi realizado na Igreja Luterana de São Miguel do Oeste. Tivemos a palestra proferida pela Professora Damaris R. Fuhrmann Seling que destacou aspectos de como a criança vê Deus no seu desenvolvimento, e um estudo sobre interpretação Bíblica sublinhando a necessidade de entender o contexto literário e histórico da história bíblica, bem como fazer a correta distinção de Lei e Evangelho e aplicar a história objetivamente.
Após a Palestra, tivemos  a divisão dos participantes em três grupos que estudaram algumas histórias bíblicas, e após oficinas de Teatro ministrada pela Rosane Winckelmann; Fantoches (Janete da Silva) e Recursos visuais (Viviane kufeld).
No final foram feitas apresentações das histórias pelos participantes.



Agradecemos a Deus pela participação de 55 professores do Distrito Oeste Catarinense.
                                         Abaixo segue fotos do curso!






























quarta-feira, 16 de maio de 2012

Promessas


Se tem uma coisa que nos frustra, chateia, e até deprime, são promessas não cumpridas

Podem ser as promessas do outro. Aquele que disse que estaria lá e não estava, a promessa de casamento, a entrega na data certa, a satisfação garantida. Aquele tipo de sujeito prometedor que não costuma ser bom cumpridor do que diz.

Podem ser as nossas promessas. As palavras não cumpridas ditas aos filhos, ao cônjuge, ao patrão. Especialmente, quando não cumprimos as promessas que fazemos a nós mesmos. “A partir de hoje, vou perder peso”. “Esta é a ultima vez em que faço isso”. “Sim, eu vou largar este meu vício”. “Eu nunca mais vou...” “A partir de hoje, sempre vou...”

Por que será que nem sempre cumprimos?

Talvez porque muitas das promessas que fazemos são promessas impossíveis. Falamos em perder peso, ganhar confiança, começar isso, impedir aquilo, largar uma tentação. Mas como não são bem refletidas, com uma base realista, levando em conta tanto nossa força quanto nossa fraqueza de vontade, tornam-se promessas impensadas. E, por conseqüência, impossíveis.

Promessa mal pensada é promessa mal feita. E promessa mal feita, é candidata a ser descumprida. Sejam as pequenas ou as grandes. As inofensivas ou as cruciais. Seja as que geram vida ou as que acabam em morte. Ainda que não a física, mas pode ser o fim de um relacionamento, de uma amizade, de um grande projeto, de um recomeço. De um sonho que tinha tudo para ser bom.

Nesta hora, podemos lembrar da palavra suave, firme e segura de Deus: para Ele, não há impossíveis em todas as suas promessas. A palavra não é ‘algumas’, ou ‘muitas’. Nem mesmo ‘quase todas’. É  abrangente e completo: Ele só promete o que cumpre. A maior destas promessas, em Jesus Cristo , se cumpriu e nos certifica de que as Suas são sempre possíveis. Presentes, permanentes, reais.

E é na sua Palavra, onde suas promessas estão registradas, que encontramos sustentação para fazermos as nossas. Promessas realistas, pensadas, possíveis. E que, por isso, têm mais chance de darem certo. Só que, mesmo assim, nem sempre darão. Para estas horas de falha, a promessa do perdão continua a se cumprir, para dar segurança e nova força para viver.

Promessa assim é impossível não trazer alegria ao coração.

Escrito pelo Rev. Lucas Albrecht

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Trabalho sem avareza nem preguiça


Como é bom quando somos bem atendidos! Quando alguém resolve o nosso problema com habilidades na construção, na contabilidade, nos conselhos, na saúde, educação, etc.
Mas como é lamentável quando alguém que deveria executar uma tarefa e cumprir o seu dever age com displicência e irresponsabilidade.
O mandamento que proíbe furtar relaciona-se com o trabalho. Há aqueles que roubam dos empregados sendo avarentos e pagando menos do que deveriam! Há outros que roubam seus patrões, sendo preguiçosos e rendendo menos do esperado.
Em toda profissão há aquele que se torna uma bênção e outros que são como uma maldição.
Um político eleito pode fazer muito pela sociedade, por outro lado é alarmante os prejuízos que podem causar aos cofres públicos.
Um bom profissional da saúde pode fazer a diferença na vida de muita gente! Porém, maus profissionais podem causar a morte, trocando soro por veneno ou simplesmente deixando de atender!
Um jornalista pode fazer a sociedade pensar, agir e reagir. Mas pode usar sua profissão apenas para defender uma ou outra classe, espalhando inverdades, omitindo algo aqui ou enfatizando outro algo lá.
E os pastores, padres e outros “profissionais” da religião? Podem ser tão úteis anunciando o Amor de Deus e proclamando sua Vontade, porém, quando se preocupam apenas em elevar e defender sua própria imagem, ou até mesmo encher o bolso explorando a fé do povo, quantos desastres, dores de consciência e inverdades podem espalhar!
Depois de termos desfrutado de mais um feriado do dia do trabalho, é importante refletirmos sobre o exercício das profissões, sabendo, no entanto, que devemos primeiro olhar para nossa própria vida. Pensar em tirar o cisco no olho do outro somente depois de tirar a trave diante dos nossos olhos. Afinal, é sempre mais fácil criticar o trabalho do outro e ser muito piedoso conosco. É fácil criticar os subordinados e assumir uma postura defensiva quando somos avaliados.
  A Palavra de Deus aconselha: “Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para o Senhor e não para pessoas” (Efésios 6.7). Se atentarmos para esse simples conselho, a vida vai melhorar muito, pois seremos servidos de competentes profissionais em toda parte.
Diz o ditado que quem trabalha ora duas vezes, mas convém destacar que continuemos a orar, pedindo o pão de cada dia para todos. Para que isso aconteça, faz-se necessário vencer a avareza e a preguiça, começando por aquela que vive no coração de cada um de nós. Essa vitória só nos é possível com o perfeito trabalho do perfeito trabalhador – Jesus.

Pastor Ismar Pinz
Comunidade Luterana Cristo Redentor
Três Vendas, Pelotas, RS