sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Os escândalos e a luz


“Escândalo” na Bíblia (do grego skandalon) tem um sentido diferente destes que a gente vê nas capas dos jornais. Dependendo do contexto bíblico, pode ser um obstáculo, armadilha, ofensa, abandono. O próprio Jesus é apontado como alguém que escandaliza, conforme a profecia de Simeão (Lucas 2.34). Isto se confirmaria mais tarde quando o Salvador pergunta à multidão que o seguia por causa dos milagres que fazia: “Isto vos escandaliza?” (João 6.61). A versão na linguagem de hoje é mais exata: “Vocês querem me abandonar por causa disso?” É que ele tinha sugerido para comerem a carne dele, beberem o sangue dele. Na verdade, já que eles não aceitaram o “pão da vida”, Jesus escandaliza propositalmente para separar o joio do trigo. Ele queria discípulos e não seguidores interesseiros. No final sobraram só os doze daquela multidão. Isto nos faz pensar: E hoje, quantos sobrariam? 

Quando Jesus afirma que “é inevitável que venham escândalos”, ou em outra versão, “sempre vão acontecer coisas que fazem com que as pessoas caiam em pecado” (Lucas 17.1), ele alerta com “mas ai do culpado”. Nem a Bíblia nem a história secular escondem os registros que revelam um mundo habitado por gente que sempre foi má. Se hoje a impressão é que as coisas pioraram, é devido às notícias instantâneas de cada cantinho deste planeta. Mas, se o exemplo influencia, penso que é por isto que a maldade em todos os níveis vem aumentando. Creio que também é por isto que muitos estão com nojo da política e da religião. Por isto, no meio de tanto escândalo, fica o recado: "Os dias em que vivemos sãos maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm. Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam” (Efésios 5.16,17). Sem muito esforço podemos começar com o pedido dele: “A luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem” (Mateus 5.16).

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O Filho Pródigo

A maioria das traduções bíblicas sugere como titulo de Lc 15. 22-35 "O Filho pródigo"...
Mas poderia ser a parábola do Pai amoroso.

Segue uma devoção escrita pelo professor Vilson Scholz.

O PAI AMOROSO


Que é que as pessoas fazem quando recebem críticas , em especial críticas injustas?  Uns tentam se explicar ; outros partem para a ofensiva . Jesus Cristo contava histórias ! Quando criticaram o fato de ele sentar à mesa com pessoas de má fama , ele se defendeu, contando as parábolas dos perdidos: a ovelha , a moeda , e o filho .  Todas essas parábolas estão em Lucas, capítulo 15.

Parábolas funcionam em dois níveis , o literal e o alegórico; o que está escrito , e o que a história significa. E para entender o filho pródigo é preciso lembrar que o pai representa Deus , que se manifesta em Jesus Cristo ; o filho mais moço representa as pessoas de má fama ; e o filho mais velho representa os piedosos , que criticavam a atitude de Jesus, considerada por demais liberal .

O título “filho pródigo” sugere que a personagem principal é o filho esbanjador ou mão-aberta (este o sentido de “pródigo”). No entanto, esse título, acrescentado pelos editores do texto bíblico, é enganoso. A personagem principal é o pai, que faz a conexão entre as duas partes da narrativa. Por isso, já houve quem sugerisse o título de “a parábola do pai amoroso”. 

O ponto alto da parábola é a discussão entre o pai e o filho mais velho , que ocorre bem no final . O filho mais velho reclama da atitude bonachona do pai , e o pai tenta convencer esse filho ranzinza a entrar em casa e festejar com os demais.   Diante disso, é preciso dizer que , por mais que essa história seja apreciada de modo especial por gente que é como o filho mais moço , ela foi contada por causa de gente como o filho mais velho e para gente como o filho mais velho .

Na Bíblia , essa parábola tem um toque característico de muita literatura moderna : ela termina sem concluir ; tem um final em aberto .  A grande pergunta é: Será que o pai conseguiu convencer o filho mais velho a entrar na festa ? O texto não responde. A rigor , quem precisava responder eram os piedosos daquele tempo – e os piedosos de todos os tempos , inclusive o nosso.


Rev. Dr. Vilson Scholz
Professor de Teologia Exegética - Ulbra e  Seminário Concórdia
Consultor de tradução -  SBB

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Dia dos Pais em SMO

Com gratidão a Deus celebramos no dia 11 de agosto um culto em homenagem aos pais pelo seu dia.

Com a mensagem "O amor de PAI" pudemos observar que temos Deus como nosso PAI que nos ama e está sempre de braços abertos para nos acolher, perdoar e amar cada dia mais como fez o pai do filho pródigo (Lucas 15. 11-32). Aprendemos com Jesus que uma família é abençoada quando anda nos caminhos do Senhor e quando aprende sempre a cultivar o perdão.
Fomos abençoados por Deus por ouvir Sua Palavra e belas canções cantadas pelo grupo de canto, além da maravilhosa participação de nossas crianças que cantaram uma linda música em homenagem aos papais. 
Após o culto foi servida uma deliciosa sopa de agnoline.
Veja abaixo algumas fotos e o video da musica apresentado pelas crianças.








quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Treinamentos olímpicos


“Você não sabe o que eu caminhei, para chegar até aqui.”
Essa frase faz parte de uma canção do grupo Cidade Negra, mas poderia ser a frase de cada atleta olímpico em Londres. Pois o jogo dura minutos! Algumas apresentações acontecem em segundos. Mas para atingir a tecnica necessária, foram milhares de horas de treinamento!
O apóstolo Paulo escreveu aos cristãos da cidade grega de Corinto fazendo comparações entre os treinamentos dos atletas das antigas olimpiadas gregas e a vivência cristã: “Vocês sabem que numa corrida, embora todos os corredores tomem parte, somente um ganha o prêmio. Portanto, corram de tal maneira que ganhem o prêmio. Todo atleta que está treinando agüenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre. Por isso corro direto para a linha final. Também sou como um lutador de boxe que não perde nenhum golpe. Eu trato o meu corpo duramente e o obrigo a ser completamente controlado para que, depois de ter chamado outros para entrarem na luta, eu mesmo não venha a ser eliminado dela.( 1 Co 9.24-27)
Todo bom atleta ou bom profissional precisa perseverar na preparação. Certa vez um bombeiro reclamou dos muitos treinamentos. Dizia que em sua pequena cidade iria no máximo ajudar um gatinho a descer de uma árvore e por isso não entendia o porquê de tanta capacitação. Porém, no outro dia foi acionado porque uma criança passava mal. O bombeiro, que fora bem treinado, sabia o que fazer e conseguiu salvar a vida de uma menina que se engasgava. Todos lhe abraçaram e ele então sentiu que tudo tinha valido a pena, ainda que fosse somente por aquela única vida!
Quando o assunto é a vida eterna, então deveríamos levar ainda mais a sério os conselhos recebidos, e a oportunidade de treinar. O conselho bíblico é persistir, perseverar, permanecer em Cristo, que já venceu a morte. Ele mesmo nos diz: “Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. (Jo 8.31)”. “Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. (Jo 15.4)”
Se o ginasta precisa permanecer em pé, se o jogador precisa acertar a cesta ou fazer o gol, o cristão precisa permanecer em Jesus, não apenas para somar alguns pontos, mas sim para ser medalha de ouro, ou melhor, para receber a coroa que dura para sempre!
Não sei de todos os sacrifícios que cada atleta olímpico passou para chegar em Londres, mas sei que Jesus suportou a cruz e venceu a morte, para que todos possamos chegar ao Reino do Céu! Por isso quero persevera nele!

Pastor Ismar Lambrecht Pinz
Comunidade Cristo Redentor –
Três Vendas, Pelotas, RS
--