segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Tudo o que Deus Faz, Ele faz bem!


 Marcos 7. 31-37 – Sl 146, Is 35. 4-7 e Tg 2. 14-18

Tudo o que Faz, Ele faz bem.

A Bíblia está repleta de passagens maravilhosas que nos ensinam que a nossa vida está nas mãos de nosso Deus que nos criou e nos mantém, que nos salva e que nos santifica. Tudo está nas mãos de Deus e sob o seu controle e cuidado, por isso encontramos passagens como estas:
Salmo 146. 2: A vida inteira eu louvarei o meu Deus, cantarei louvores a Ele enquanto eu viver.
Isaías 35. 4: Digam aos desanimados: Não tenham medo, animem-se, pois o nosso Deus está aqui. Ele vem para nos salvar.
Marcos 7. 37: “E todas as pessoas que ouviam Jesus ficaram muito admiradas, e diziam: Tudo o que faz Ele faz bem, ele até faz com que os surdos ouçam e os mudos falem!
Tanto o salmista, como Isaías e Marcos expressam que tudo está no controle de Deus, e por isso devemos confiar Nele.
Mas muitas vezes, nós confiamos desconfiando. Será que nós cantamos louvores a Deus em todos os momentos de nossa vida? Será que nunca ficamos com medo? Será que conseguimos animar os desanimados? E, será que reconhecemos que tudo o que Deus faz Ele faz bem?
Por diversas vezes nós já questionamos a existência de Deus. Já questionamos: Será que Deus me ama? Será que tenho fé? Será que tudo o que eu ouvi a respeito de Deus é verdade?  
São perguntas que nos inquietam, principalmente quando somos acometidos por uma doença, quando temos em nossa família casos de pessoas com câncer, ou outra doença terminal...
Em todas estas situações muitas vezes balançamos. Achamos que estamos perdendo a fé. Nossa esperança vai perdendo a força. O que precisamos fazer nestas horas? Um autor cristão respondeu Deixe Deus ser Deus em tua vida. Ouça o que Ele diz. Escute com atenção sua Palavra. Somente na Palavra de Deus encontramos paz, alento, consolo e motivação para continuarmos de pé, mesmo diante das várias dificuldades que enfrentamos diariamente.
Por muitas vezes, nosso Senhor Jesus Cristo disse: "Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça." Era vontade de Jesus que todos pudessem ouvir eeu evangelho. No texto de Marcos 7. 31-37 observamos a cura de um surdo e mudo. Jesus queria que o surdo ouvisse sua Palavra. E Jesus fez o surdo ouvir o evangelho antes mesmo de ser curado. Para isso Jesus usou a linguagem de sinais. Na leitura de Marcos observamos que Jesus tirou o homem surdo do meio da multidão, para que o homem visse que Ele era Jesus. Então Jesus usou gestos que o surdo conseguia entender.  Jesus colocou os seus dedos nos ouvidos do surdo e tocou em sua língua. Por quê? Para se comunicar com o surdo-mudo e dizer a ele que Deus o amava e sabia de sua aflição. E, em Sua compaixão, Jesus curou sua enfermidade.
Nós não compreendemos por que Deus simplesmente não cura todos os doentes do mundo através de milagres como este que observamos da cura do surdo. Mas, damos graças que Deus nos deu meios para manter uma boa saúde e curar muitas doenças: Nos deu médicos, enfermeiros e remédios. Deus trabalha por meio dessas coisas para nos ajudar em nossos tempos de doença. E quando o trabalho de todos os médicos "não parece ser suficiente”, ainda temos a fé em Deus. Então, nós sempre oramos pelo restabelecimento da saúde para os doentes porque temos a promessa de que Deus ouve nossas orações - No seu tempo e a seu modo!
Quando cheguei em SMO um dos maiores desafios que tive foi dar aula no APAS (Associação de Pais e Amigos dos Surdos). Ensinar para os surdos sobre o amor de Deus. Muitas vezes me perguntei – como falar do amor de Deus para eles? Por que Deus permitiu que eles nascessem surdos? – Com o tempo os alunos da Apas me mostraram que eles conseguem viver felizes mesmo não ouvindo com os ouvidos, me mostraram que importa ouvir com o coração. Em resumo o que Jesus quer nos ensinar é isso: Ouçam com o coração as palavras que lhes dão vida e vida eterna. Assim a nossa mensagem a todos é aquela que Deus revelou a Isaías :  Deus virá e nos salvará: Neste dia os cegos verão, os surdos ouvirão, os aleijados pularão e dançarão, e os mudos cantarão de Alegria. 
Enquanto aguardamos com muita expectativa por este dia precisamos entender que as doenças, os problemas, as deficiências físicas não são culpa de Deus. Em Gênesis, na história da criação, por diversas vezes lemos: E Deus viu que o que havia feito era bom.
Então de quem é a culpa? Por que sofremos? Por causa do pecado, que nos afastou de Deus e causou tudo de ruim que conhecemos hoje. A bíblia nos fala que por causa de um só homem, o pecado entrou no mundo, mas afirma que por um só homem o pecado foi perdoado. É isso que precisamos ouvir. E é disso que precisamos falar. Ouvir que fui perdoado e falar: Cristo quer te perdoar também. 
Que nós possamos sempre testemunhar o amor de Deus a todas as pessoas. E quando vierem as dificuldades, as perguntas, os medos, os problemas, e outras provações que nós escutemos o que Deus quer nos dizer, certamente será palavras como a que disse por meio do profeta Isaías: Não tenha Medo, anime-se eu estou com vocês. Quando nós ouvimos a palavra de Deus recebemos novas forças. E assim Deus continua nos fortalecendo, através de sua Palavra, Batismo e Santa Ceia. Nem sempre vamos entender todas as coisas, mas pelo ouvir de sua Palavra e participação dos sacramentos Deus continua nos curando da surdez espiritual, continua nos perdoando de nossos pecados, e nos guiando em fé rumo a vida eterna.
Quando nós ouvimos o evangelho e cremos que Cristo é a verdade vamos enxergar o amor de Deus. E assim observar que Deus não irá nos dar tudo o que queremos nesta vida, mas nos dará tudo o que precisamos para viver aqui na terra nos preparando para morar com Ele no céu.
Que possamos nós também deixar Deus ser Deus em nossas vidas e com fé continuarmos animados, pois Deus sempre cumpre o que promete, sua promessa para nós hoje é: Eu estou com vocês e voltarei para salvá-los. Amem.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Sou dependente de Jesus!


Leia em sua Bíblia  Efésios 6. 10-20

Ser Independente é algo que todos almejam. Todas as pessoas querem ser independentes, livres e autônomas. Mas na verdade todos são Dependentes!
Esta semana o Brasil está em festa. Na sexta vamos lembrar a Independência do Brasil. No entanto, meu objetivo não é abordar e nem falar sobre “Independência”, mas quero falar sobre “dependência”, no “Ser Dependente.”
Sim, Ser Dependente! Um país não consegue ser independente do resto do mundo. Precisa dos demais. Assim se dá com uma empresa, ela nunca é independente de sua rede de fornecedores e consumidores. Um partido político Depende de seus filiados. Um líder Depende de pessoas para liderar. Um time de futebol Depende de torcedores. E assim nós somos Dependentes. Dependemos de nosso trabalho e de nosso dinheiro para pagar contas. Dependemos de nossos governantes para administrar nosso país. Dependemos da família e de amigos para nos ouvir, nos abraçar, fazer companhia.
“Independente” é uma palavra que pode até fazer parte do vocabulário, ter seu significado e dizer muitas coisas, mas ninguém consegue ser totalmente Independente. Não há como ser diferente. Somos Dependentes, desde que nascemos até o momento de morrer.
“Dependência”, certamente faz parte de nossas vidas. E ser dependente pode ser bom ou ruim! Se a minha dependência estiver ligada a: Problemas do passado, mágoas do presente, dinheiro, poder, posição social, aparência, sexo, jogo, vícios, e erros, certamente há de ser muito ruim.
Mas, se formos Dependentes de um abraço de pai, de um beijo de mãe, da companhia de amigos e de Deus, certamente esta “Dependência” valerá muito mais do que a “Independência”.
A minha salvação e a minha honra dependem de Deus; Ele é a minha rocha poderosa e o meu abrigo. Assim exprime o salmista no Salmo 62.7, onde é lembrando que nós somos totalmente dependentes daquele que alimenta nossa vida, sustenta nosso corpo, fortalece o nosso ser e dá rumo para nossos passos: Deus. A Dependência de Deus é certeza de vida segura, constante e com propósito. Pela fé somos ligados a Cristo e, a partir daí, as demais dependências de nossa vida ganham nova perspectiva. Pois, “todas as coisas dependem não do que as pessoas querem ou fazem, mas somente da misericórdia de Deus” (Rm 9.16). 
Meus irmãos e irmãs em Cristo. Não há como nós não sermos dependentes uns dos outros, e especialmente dependentes de Jesus Cristo.
É o que a apóstolo Paulo coloca diante de nós no texto de Efésios 6. 10-20: Nós precisamos nos tornar cada vez mais fortes unidos com o Senhor Jesus e recebendo a força de seu grande poder. E como podemos nos tornar mais fortes? Só uma maneira, dependemos da armadura que Deus nos dá para vestir.
O apóstolo Paulo insiste nisso, pois sabe que por nossas próprias forças não conseguimos vencer a batalha sozinhos...
E a primeira coisa que temos que entender, é que o nosso inimigo é o próprio diabo, e Seus servos demoníacos.  Dia após dia somos tentados a nos desviar dos caminhos de Deus. O apóstolo Pedro nos lembra que o diabo é como um leão que ruge procurando alguém para devorar. E as artimanhas e estratégias do diabo são tantas que nós não podemos imaginar. Por isso Paulo declara vistam com toda a armadura que Deus dá a vocês para ficarem firmes contra as armadilhas do diabo.
A primeira recomendação que o apóstolo nos dá é: Estejam preparados e usem a verdade como cinturão. Jesus disse: “Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão de fato meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” (Jo 8. 32). E como a bíblia afirma que o diabo é o pai da mentira (Jo 8. 44)  devemos sempre buscar a Verdade e estar prontos para responder às mentiras e enganos do maligno.
A segunda recomendação que Paulo nos dá é “Vistam-se com a couraça da Justiça”. Paulo aqui lembra uma armadura que era colocada no peitoral e que protegia os soldados contra a espada e as flechas do inimigo, era usada especialmente para proteger o coração. Aqui entendemos que somente a justiça de Cristo é a nossa couraça. Ela protege-nos do pecado e da morte. É a resposta de Deus às acusações do diabo. O diabo sempre irá nos acusar do pecado. Ele vai nos acusar de fraqueza. Ele irá nos acusar dizendo que merecemos a morte e a condenação. E isto é verdade. Sem a couraça, isto é sem a Justiça de Cristo o diabo vai no coração,  porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte (Mc 7. 21), e nos acusa, quer nos matar, por isso precisamos de Cristo, aquele que tomou o nosso lugar e disse seus pecados estão todos perdoados, foi por você que derramei o meu sangue na cruz.
A terceira recomendação de Paulo é: Calcem como sapatos a prontidão para anunciar a boa notícia da Paz.  Lembremos que Paulo tem em mente aqui, um soldado. Nenhum exército poderia durar muito ou lutar eficientemente sem bons sapatos. Pedras e espinhos no chão derrubariam qualquer exército de joelhos sem um calçado adequado. E aqui entra um elemento muito importante que precisamos refletir: Os sapatos usados devem anunciar a paz. Lembremos desta imagem: Soldados lado a lado combatendo o mesmo combate. Devem se preocupar apenas com o inimigo e não com seus colegas de batalha. Imaginem se os soldados começam a inventar fofocas um contra o outro, a lutar entre si, o exército todo cai. Na igreja acontece a mesma coisa. Todos nós estamos combatendo o bom combate da fé, precisamos lutar juntos, na igreja não há espaço para fofocas, brigas, ciúmes, mágoas, inveja, rancor, orgulho, ... Todos lutamos contra o mesmo inimigo, e devemos nos ajudar, amando-nos uns aos outros para chegarmos juntos no céu.
Por isso a quarta recomendação de Paulo é a Fé, como um escudo. Com a fé podemos gritar “Se Deus está do nosso lado quem poderá nos vencer?” A resposta simples é aquela que Paulo disse aos romanos: Ninguém! Ninguém pode nos derrotar, pois Deus é o nosso poder e a nossa proteção!
Nós também usamos o capacete da salvação, que nos mantém em todas as circunstâncias em contato com a nossa cabeça, ou seja, Cristo, e assim podemos compreender que a batalha já está ganha, e nós apenas aguardamos a salvação, mesmo diante das inúmeras batalhas que teremos que enfrentar, com Cristo a vitória é certa.
Por fim, peguemos a espada – isto é peguemos a Palavra de Deus.   Esta batalha não é travada com os punhos ou balas. Certamente não é combatida eficazmente com gritos e xingamentos. Esta batalha é travada com a Palavra de Deus, que nos mostra que o único meio de sairmos vitoriosos desta vida e ganhar a vida verdadeira é por causa de Jesus.
Nó dependemos da armadura que Deus nos dá. Veja bem, no fim das contas, a batalha não é nossa. Nós participamos, mas a batalha é de Cristo, e a vitória é Dele, nós lutamos com a força, com as armas, e com os métodos de Cristo.
Queridos irmãos que nesta semana em que vamos comemorar mais um 7 de setembro e iremos lembrar o grito de D. Pedro “Independência ou morte”, cabe fazer uma reflexão através da Palavra de Deus e gritar “Dependência ou Morte”.  A partir do momento que sou dependente de Cristo, já obtive a vitória, já recebi o perdão dos pecados, a salvação e a vida eterna é certa. Amém.

sábado, 1 de setembro de 2012

Quem é Jesus?

Para muitos Jesus foi apenas um personagem histórico. Um exemplo a ser seguido, um espírito evoluído, um cara do bem, alguém que foi um grande líder...

Para nós cristãos Jesus é o filho de Deus. O Messias prometido e que veio para cumprir a lei em nosso lugar e pagar por nossos pecados morrendo na cruz e ressuscitando no terceiro dia:

Quem é Jesus? Ele mesmo responde: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém chega ao pai senão por mim (João 14. 6). Jesus é àquele que diz: Quem crer em mim, ainda que morra viverá (Jo 11.25).

Jesus é o nosso salvador. Este é o testemunho que cada cristão deve expressar. A turma de confirmandos do segundo ano está engajada nesta missão. Cada aluno fez entrevistas com algumas pessoas, perguntando a elas quem era Jesus, após vermos que muitas das pessoas entrevistadas não sabiam quem era Jesus tivemos um objetivo: Testemunhar! Cada aluno agora irá levar um folheto do Aquecendo corações - entregar para a pessoa e dizer: Deixe Jesus aquecer teu coração.


Que Deus abençoe o testemunho de fé de cada um dos confirmandos, e que todos nós possamos dizer as pessoas em nossa volta: Creia em Jesus, Deixe Jesus aquecer seu coração!