quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Natal 2012

Confira como foram as programações de Natal de nossa paróquia... 

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Papai Noel ou Jesus


Há algum tempo, um professor de psicologia, deu um teste de sugestão de palavras para sua classe de 40 alunos. Ele os instruiu para escrever a palavra “Natal” e toda a classe fez isso. “Agora”, disse o professor, “escrevam ao lado da palavra Natal, tudo o que vocês lembram a respeito desse dia”. Quando os alunos entregaram as suas listas de palavras, o que o professor encontrou foi: árvore, pinheiro, presentes, peru, festa, feriado, cantata, Papai Noel, mas ninguém escreveu:  “o aniversário de Jesus”.
Se hoje saíssemos na rua e perguntássemos: Por que vocês compram presentes? Por que comemoram o Natal? Muitos responderiam: É um momento de reunir a família e comemorar. Mas poucos diriam: é um momento de celebrar em família o nascimento de Jesus.
Parece-me que a cada ano a maioria das pessoas esquece o verdadeiro sentido do Natal. Que bom que nós estamos hoje dando testemunho do nascimento de Jesus que veio para nos salvar. Quanto mais nós participarmos de momentos como estes na Igreja, maior será o nosso testemunho: O Natal é o nascimento de Jesus nosso salvador.
Pois, foi Deus quem nos criou. Deus fez o que nem sequer ousaríamos sonhar. Fez o que nem sequer poderíamos imaginar. Fez-se homem para que pudéssemos confiar nele. Sacrificou-se para que pudéssemos conhecê-lo. E venceu a morte para que pudéssemos segui-lo.
Isso desafia a lógica. Quem hoje diria para um filho: Mesmo que você seja desobediente o Papai Noel vai vir te visitar. Ninguém é insano a ponto de afirmar isso. Colocam no papai Noel uma figura de um velhinho bom para as crianças boas, mas para aquelas que foram desobedientes, aí sobra a varinha... talvez hoje não; porque se não é capaz do bom velhinho ir preso por causa da lei da palmada.
Mas para Deus esta lógica não é a mesma. Diante de Deus todos nós somos como crianças desobedientes, ninguém merece presente no natal. No entanto Ele enviou Jesus, e Jesus tornou-se o nosso maior presente, que nos dá a Paz com Deus, nos perdoa e nos dá a salvação.
Aliás, sabe por que inventaram a ideia de dar presentes e de ter um papai Noel? Para que as pessoas pudessem lembrar-se do maior presente que todos nós ganhamos no primeiro natal: Jesus. Não nos esqueçamos disso...
Portanto, quando se tratar de presentes e guloseimas, e um homem vestido de vermelho e com barbas brancas, vá ao Pólo Norte. Porém, quando se tratar de eternidade, perdão, propósito de vida e verdade, vá à manjedoura. Ajoelhe-se ao lado dos pastores. Adore o Deus que ousou fazer o que homem nenhum ousou sonhar. Porque:

*      Se nossa maior necessidade tivesse sido para informação, Deus teria nos enviado um educador.
*      Se nossa maior necessidade tivesse sido por tecnologia, Deus teria nos enviado um cientista.
*      Se nossa maior necessidade tivesse sido por dinheiro, Deus teria nos enviado um economista.
*      Se nossa maior necessidade tivesse sido por prazer, Deus teria nos enviado alguém para nos entreter.
*      Se nossa maior necessidade tivesse sido alegria passageira, Deus teria nos enviado um papai noel.
*      Mas, nossa maior necessidade foi por perdão, então Deus nos enviou um Salvador.

Um feliz e abençoado natal para vocês. Parabéns a Jesus pelo seu aniversário. Amém. 

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Os massacres e o Natal


Sobre a chacina numa escola dos EUA, o psicanalista gaúcho Luiz Antônio Araujo observa que “os criminosos se comprazem em apagar os próprios rastros por meio da eliminação de crianças como as que um dia foram, de parentes próximos e, por fim, de si mesmos”. O Herodes do Natal foi um psicopata com estas características. Eliminou parentes, filhos, e por fim os inocentes de Belém para manter o seu rastro de poder (Mateus 2.16-18) e assinar com sangue a história bíblica. São as infames narrativas natalinas reprisadas e com agenda certa enquanto o mundo não acabar. Mas, se pensarmos no real sentido do nascimento de Jesus, é por isto mesmo que ele veio e um dia voltará. É para dar um basta definitivo com os filhos de Caim. Bem disse o profeta: “As botas barulhentas dos soldados e todas as suas roupas sujas de sangue serão completamente destruídas pelo fogo. Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será nosso rei. Ele será chamado de Conselheiro Maravilhoso, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz” (Isaías 9.5,6).

E a solução terrena para tanta violência? Será que está em atitudes políticas de restrições no uso das armas ou de leis mais severas? Regras e punição são indispensáveis, no entanto, o jeito mais eficaz está no poder da notícia angelical: “Nasceu o Salvador de vocês”. Isto muda o coração e as atitudes. Mas é preciso encontrar a criança enrolada em panos e deitada em manjedoura. Ou seja, é necessário desenrolar o coração dos trapos do pecado e crer na singeleza e simplicidade do amor divino. Ou então continuar atrás da redenção na complicada lógica humana ou na sofisticada tecnologia.  Mas, e se déssemos uma chance para a promessa do Emanuel, o Deus conosco? De que Ele enxugará dos nossos olhos todas as lágrimas, e não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor?  (Apocalipse 21.4).  Foi ele quem disse: “Felizes são as pessoas que choram, pois Deus as consolará” ( Mateus 5.4). 
Escrito pelo pastor:
Marcos Schmidt
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
20 de dezembro de 2012

domingo, 16 de dezembro de 2012

Diretoria Paroquial

No dia 15 de Dezembro de 2012, em culto regular com Assembleia, foi eleita  a nova diretoria da PEL Emanuel e CEL Paz de São Miguel do Oeste. Desejamos que Deus oriente e abençoe a cada pessoa eleita e que faz agora parte da Diretoria.


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

DEDO NA FERIDA


Uma prima minha foi mordida por um cachorro, que causou ferimentos em sua mão. Mas fiquem tranquilos, não era nenhum pitbull, mas apenas um cãozinho que surrado por cães maiores fugiu e acabou atropelado. Diante de tanta desgraça minha caridosa prima tentou ajudá-lo, cuidá-lo, mas o pequeno tascou os dentes.

Essa cena mostra que é efetivamente complicado colocar o “dedo na ferida”! Em todas as profissões há os que preferem deixar os “cãozinhos” morrerem do que colocar o dedo na ferida para ajudar. Isso é trágico, especialmente no quesito espiritual. Somos chamados a proclamar arrependimento para o perdão dos pecados, ainda que aqueles a quem tentamos ajudar responderem com mordidas.

João Batista, profeta de Deus, proclamava arrependimento! Foi “mordido”, ou melhor, decapitado por ordem do rei Herodes, mas cumpriu sua função e foi considerado, pelo próprio Jesus, o maior dentre os nascidos de mulher.

No sepultamento do arquiteto Niemeyer, um pastor preferiu ser politicamente correto e não cumpriu sua função de profeta. Tanto que em sua palavra, colocou o convicto ateu Niemeyer no Céu. Uma incoerência, como escreveu um teólogo de Maceió, AL, chamado Márlon Hüther, afinal, não é qualquer um que será salvo. Digo qualquer um, porque diante da morte todos são nivelados: não existe arquiteto, engenheiro, pedreiro ou servente. Esta é a base diferencial do cristianismo, resumida nas palavras de Jesus são: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá (João 11.25). Não é para qualquer um, mas é para qualquer um que crê, tem fé!

A fé salvadora é um milagre divino! Não é fruto de raciocínio e inteligência humana (Ef 2.8-9). Se bem que, por análise, podemos deduzir a existência de um Ser Superior. Pois se olhamos as obras de Niemeyer, podemos reconhecer os traços artísticos. Igualmente se observamos o sol, a lua, as estrelas e todo o sistema de nosso Universo, reconhecemos os traços inteligentes e coerentes de um Arquiteto Maior! Mas a fé é a certeza de fatos que não se veem (Hb 11.1), é uma confiança infantil, um pulo no escuro, onde mesmo no vale da sombra da morte, sabemos que cairemos e acabaremos nos braços do Pai Celeste, no Céu, onde vamos ver a mão dAquele que tem cicatrizes de uma crucificação, pois veio ao mundo no primeiro Natal, nascendo como um de nós, para que com sua própria vida e sangue, colocasse um curativo sobre a ferida do pecado e da própria morte.


Ismar L. Pinz


Comunidade Luterana Cristo Redentor

Pelotas, RS.
-- 

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

“Por que Deus não me dá tudo o que eu quero?”.


Pois a vida é mais importante do que a comida, e o corpo é mais importante do que as roupas. 
Lc 12. 23

Alguma vez você já se perguntou: “Por que Deus não me dá tudo o que eu quero?”.
Hoje vemos muitas pessoas se preocupando mais com as coisas materiais. Querem sempre as roupas mais caras e da moda. Comer bem para muitos é ir aos melhores restaurantes e comer das comidas mais caras e finas. Se não é assim reclamam e se sentem infelizes.
Jesus nos explica que não precisamos disso para sermos felizes. A nossa vida e o nosso corpo são provas de que Deus tem nos abençoando muito.
Por isso a verdadeira felicidade não está nas coisas que podemos conseguir com o nosso dinheiro, mas com o que Deus nos presenteia diariamente. Crer em Jesus é estar completamente satisfeitos, pois dEle recebemos a vida, a VIDA ETERNA.

Oração: Querido Senhor, nosso Deus e Pai, pedimos que continues nos ensinando que Jesus é o nosso único caminho para a felicidade. Te agradecemos muito pelo que fazes por nós. Em nome de Jesus. Amém.

Anna Laura Camargo
Aluna do  2º ano da Instrução de Confirmandos
(Série  devoções dos Confirmandos)

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O Senhor é o meu Pastor!


“O Senhor é o meu pastor, nada me faltará”. Sl 23. 1

Gosto desse versículo porque tenho a certeza que Deus nos ama e nos cuida em todas e quaisquer situações e momentos de nossas vidas.
Ele nunca nos deixa passar necessidades e nos dá tudo o que precisamos para viver bem aqui na terra. Também promete a vida eterna no céu para todo aquele que crê em Jesus Cristo, nosso bom pastor que morreu por nós.
Deus nos alimenta com Sua Palavra, nos protege, nos abençoa e nunca nos abandona.
Ele é o pastor de nossas vidas, por isso nada nos faltará!

Luara Giese Garcez
Aluna do 2º ano da Instrução de Confirmandos
(Série devoções dos confirmandos)

5 Minutos com Lutero - Pai Nosso

orkut, myspace e hi5, Religiosos imagem de Jesus fotos de jesus scraps religiosos mensagem religiosaPai nosso, que estás nos céus. Santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação. Mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.


Quando os discípulos de Cristo pediram para Ele ensiná-los a orar, Jesus disse: “Quando orardes, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que serão ouvidos por suas muitas palavras” . 
Então, Ele ensinou-lhes esta oração, chamada oração do Senhor, A partir desta oração, aprendemos a orar e o que devemos orar. Devemos orar em poucas palavras, mas com sentimento verdadeiro e profundo. Jesus disse: "Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade". A oração "em espírito" é mencionada aqui em contraposição ao que é apenas corporal  e a oração "em verdade" ao que é apenas em palavras fingidas e repetidas. A oração espiritual é que àquela que vem de dentro, que nasce no coração. É a verdade interna expressando externamente. No que diz respeito às palavras que devemos orar, oremos ao Pai Nosso, pois esta oração tem sua origem a partir de Cristo, portanto deveria ser considerada sem dúvida  a maior, a mais excelente, e a melhor de todas as orações, pois se o Mestre tivesse conhecido qualquer outra oração que fosse melhor, Ele certamente teria ensinado para nós.

Traduzido e adaptado de "Five Minutes a Day with Luther" in