terça-feira, 23 de abril de 2013

Onde está a igreja?

Lutero entendeu que "a cristandade verdadeira e essencial consiste no Espírito, e não em alguma coisa exterior, seja lá como for chamada". Um entendimento bíblico a partir de Efésios: "Há um só corpo, e um só Espírito, e uma só esperança, para a qual Deus chamou vocês". Com isto, o termo "igreja" carrega uma compreensão diferente daquela nas fachadas dos templos e nas identificações religiosas. Ele tinha em mente duas igrejas: a interior - a autêntica; e a exterior - a organização eclesiástica, sujeita a erros porque é comandada por pessoas.
São colocações polêmicas, assim como a atual declaração do papa Francisco, ao afirmar que somente a Igreja Católica é capaz de interpretar a Bíblia. "A interpretação das Escrituras não pode ser apenas um esforço intelectual individual, mas deve ser sempre confrontada, inserida e autenticada pela tradição viva da Igreja", argumentou o papa, ao lembrar os diversos Concílios como referência de fé ao lado da Bíblia. E agora, quem está certo? Logicamente cada qual "igreja" defenderá a sua posição num panorama complexo e repleto de embates doutrinários e de relevâncias históricas, deixando um enorme desafio ao diálogo e à unidade cristã num planeta ainda mais dividido - o que não deixa de ser um obstáculo para a missão dos cristãos e ao mesmo tempo um exercício de amor e humildade na oração de Jesus: "Peço que todos sejam um".
Lutero acreditava que a igreja está onde estão a Palavra de Deus, o Batismo, a Santa Ceia e a confissão e absolvição de pecados: "Onde essas coisas são praticadas, aí está a Igreja autêntica". E confessou: "Creio que por minha própria razão ou força não posso crer em Jesus Cristo, meu Senhor, nem vir a ele. Mas o Espírito Santo me chamou pelo Evangelho, iluminou com seus dons, santificou e conservou na fé verdadeira. Assim também chama, congrega, ilumina e santifica toda a cristandade na terra, e em Jesus Cristo a conserva na verdadeira e única fé".

 


Marcos Schmidt
pastor luterano

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Jesus está conosco

Você em algum momento já se sentiu só? O vídeo abaixo retrata muito bem o qeu acontece quando nos sentimos assim. Olhe, compartilhe reflita.. 

Jesus prometeu sempre estar conosco, foi Ele quem disse: "As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.  Eu lhes dou a vida eterna, e por isso elas nunca morrerão. Ninguém poderá arrancá-las da minha mão". João 10. 27,28

terça-feira, 16 de abril de 2013

46º Congresso do DIJOCA

Nos dias 13 e 14 de Abril tivemos o 46º Congresso do DIJOCA na cidade de Dionísio Cerqueira. O Tema foi: Jovens Capacitados para refletir a Luz de Cristo. Foi um congresso muito bacana. Ao todo participaram 120 jovens, sendo 21 de São miguel do Oeste, veja abaixo algumas fotos...
Devoção de Abertura 
 Dinâmica dos Balões
 
 Palestra: Jovens Capacitados para refletir a Luz de Cristo
Palestrante: Pastor Fernando Huf da Hora luterana
Teatro Quanto vale a sua vida?



 Meninas de SMO - 2º Lugar no Volêi e no Caçador

 Meninos - 2º Lugar no caçador

Jovens que participaram da caminhada evangelística!!!

terça-feira, 9 de abril de 2013

Páscoa 2013

Mensagem de páscoa do pastor Egon Kopereck - presidente da IELB