sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Natal é Luz!

Natal é luz! É uma das frases mais significativas que resume o que é o natal. Talvez por causa das muitas luzes e pisca-piscas que enfeitam e iluminam as nossas cidades nesta época do ano.
Foi no Natal de 1880 que pela primeira vez um pisca-pisca foi aceso. Esta foi a maneira que Thomas Edison, o inventor da lâmpada incandescente, encontrou para popularizar a sua invenção.
Para isso, Edison enfeitou a fachada de seu laboratório, nos Estados Unidos. Hoje, a tradição das luzes natalinas está no mundo todo. Além de colorir e iluminar as fachadas de casas e prédios, os pisca-piscas decoram também  árvores de Natal no interior das residências, trazendo consigo um encanto a parte na época do natal.
A principal função do pisca-pisca é brilhar. É iluminar. E será que a expressão Natal é luz vem por causa das luzes acesas nesta época de Natal? Talvez até possa ter se originado por causa dos pisca-piscas e luzes, mas certamente a expressão Natal é luz é mais profunda. A luz que quero falar existe desde sempre, muito antes de Thomas Edison pensar em inventar a lâmpada.
Esta luz é Jesus. A luz que veio ao mundo e ilumina todas as pessoas. E, é interessante que conforme o emprego das Escrituras, luz é idêntico a salvação. Cristo, o Messias, é a luz dos gentios, porque ele é a salvação, o Salvador, de todas as pessoas. Jesus é a luz do mundo, que toda a escritura testifica.
O evangelho de João capítulo 1 nos fala de um homem que  apareceu, levantou-se e veio a existir. O Evangelista João fala que este homem veio como resultado de um plano e propósito especial de Deus, um homem, em nada diferente dos demais homens, senão no ponto seguinte: Ele foi enviado por Deus. Este homem foi incumbido de uma missão; ele foi enviado para um propósito especial e distinto, a saber, ser o precursor do Messias. Seu nome era João Batista e ele recebeu o nome por ordem de Deus, Lc. 1. 13. Este homem veio para cumprir, para realizar sua missão; ele veio com o propósito de testemunhar. Não devia realizar grande coisa para si mesmo, mas devia apontar para alguém outro. Devia empenhar todo seu trabalho, sua energia e pregar como alguém que está certo da verdade do que diz. Sua mensagem era simples e clara: devia dar testemunho da luz, a saber, falar e pregar Jesus o Salvador.
Por natureza ninguém vem por si mesmo a Cristo. Cristo é tornado conhecido às pessoas só por meio da Palavra.  E foi o que João Batista fez. João não testemunhou de si mesmo, pois ele não era a luz, não era o Salvador. Sua obra e ofício, porém, foram dar testemunho a respeito da luz, a maravilhosa luz que opera vida. Falar sobre Jesus foi o propósito do seu viver.
A vontade graciosa de Deus tem como alvo todas as pessoas. Todos devem crer no Salvador Jesus Cristo para a salvação de suas almas. É este o fato que caracteriza a verdadeira luz, que expressa sua bondade essencial, que tem como sua tarefa a iluminação do mundo, que brilha com seus raios de perfeição e glória para cada pessoa. Seu brilho, como o sol da graça e da justiça, é dirigido sem qualquer exceção a todas as pessoas. Cada pessoa que é salva, recebe de Cristo a luz da salvação. E fora dele não há salvação.
João Batista enquanto viveu aqui na terra apontava sempre para a Luz. Ele dizia que não era digno nem de desamarrar as sandálias do Salvador Jesus. Humildade e fidelidade para o plano de salvação de Deus era o que refletia na vida de João Batista que anunciava sem medo e com grande convicção: Vocês devem se arrepender e crer, só assim vocês serão salvos.
Hoje nós somos como João Batista. Somos servos de Deus. Cada um de nós tem uma missão aqui na terra: Falar de Jesus. Mostrar ao mundo a luz que é Jesus. Cada um de nós tem maneiras diferentes de anunciar esta luz. Mas todos nós temos a mesma missão: Apontar para a Luz.
Jesus é a luz verdadeira que veio ao mundo e ilumina a todas as pessoas (Jo 1. 9). Este é o ensino claro de toda a escritura. Cristo veio para iluminar e salvar a todas as pessoas.
Que nesta época em que as luzes e enfeites natalinos nos encantam nós possamos enxergar a verdadeira luz que ilumina os nossos passos, as nossas decisões e a nossa vida. Jesus é a luz que veio para nos mostrar o caminho para o céu, por isso, Natal é luz!
Pastor Marlus, 10/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário