segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Tudo o que Deus Faz, Ele faz bem!


 Marcos 7. 31-37 – Sl 146, Is 35. 4-7 e Tg 2. 14-18

Tudo o que Faz, Ele faz bem.

A Bíblia está repleta de passagens maravilhosas que nos ensinam que a nossa vida está nas mãos de nosso Deus que nos criou e nos mantém, que nos salva e que nos santifica. Tudo está nas mãos de Deus e sob o seu controle e cuidado, por isso encontramos passagens como estas:
Salmo 146. 2: A vida inteira eu louvarei o meu Deus, cantarei louvores a Ele enquanto eu viver.
Isaías 35. 4: Digam aos desanimados: Não tenham medo, animem-se, pois o nosso Deus está aqui. Ele vem para nos salvar.
Marcos 7. 37: “E todas as pessoas que ouviam Jesus ficaram muito admiradas, e diziam: Tudo o que faz Ele faz bem, ele até faz com que os surdos ouçam e os mudos falem!
Tanto o salmista, como Isaías e Marcos expressam que tudo está no controle de Deus, e por isso devemos confiar Nele.
Mas muitas vezes, nós confiamos desconfiando. Será que nós cantamos louvores a Deus em todos os momentos de nossa vida? Será que nunca ficamos com medo? Será que conseguimos animar os desanimados? E, será que reconhecemos que tudo o que Deus faz Ele faz bem?
Por diversas vezes nós já questionamos a existência de Deus. Já questionamos: Será que Deus me ama? Será que tenho fé? Será que tudo o que eu ouvi a respeito de Deus é verdade?  
São perguntas que nos inquietam, principalmente quando somos acometidos por uma doença, quando temos em nossa família casos de pessoas com câncer, ou outra doença terminal...
Em todas estas situações muitas vezes balançamos. Achamos que estamos perdendo a fé. Nossa esperança vai perdendo a força. O que precisamos fazer nestas horas? Um autor cristão respondeu Deixe Deus ser Deus em tua vida. Ouça o que Ele diz. Escute com atenção sua Palavra. Somente na Palavra de Deus encontramos paz, alento, consolo e motivação para continuarmos de pé, mesmo diante das várias dificuldades que enfrentamos diariamente.
Por muitas vezes, nosso Senhor Jesus Cristo disse: "Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça." Era vontade de Jesus que todos pudessem ouvir eeu evangelho. No texto de Marcos 7. 31-37 observamos a cura de um surdo e mudo. Jesus queria que o surdo ouvisse sua Palavra. E Jesus fez o surdo ouvir o evangelho antes mesmo de ser curado. Para isso Jesus usou a linguagem de sinais. Na leitura de Marcos observamos que Jesus tirou o homem surdo do meio da multidão, para que o homem visse que Ele era Jesus. Então Jesus usou gestos que o surdo conseguia entender.  Jesus colocou os seus dedos nos ouvidos do surdo e tocou em sua língua. Por quê? Para se comunicar com o surdo-mudo e dizer a ele que Deus o amava e sabia de sua aflição. E, em Sua compaixão, Jesus curou sua enfermidade.
Nós não compreendemos por que Deus simplesmente não cura todos os doentes do mundo através de milagres como este que observamos da cura do surdo. Mas, damos graças que Deus nos deu meios para manter uma boa saúde e curar muitas doenças: Nos deu médicos, enfermeiros e remédios. Deus trabalha por meio dessas coisas para nos ajudar em nossos tempos de doença. E quando o trabalho de todos os médicos "não parece ser suficiente”, ainda temos a fé em Deus. Então, nós sempre oramos pelo restabelecimento da saúde para os doentes porque temos a promessa de que Deus ouve nossas orações - No seu tempo e a seu modo!
Quando cheguei em SMO um dos maiores desafios que tive foi dar aula no APAS (Associação de Pais e Amigos dos Surdos). Ensinar para os surdos sobre o amor de Deus. Muitas vezes me perguntei – como falar do amor de Deus para eles? Por que Deus permitiu que eles nascessem surdos? – Com o tempo os alunos da Apas me mostraram que eles conseguem viver felizes mesmo não ouvindo com os ouvidos, me mostraram que importa ouvir com o coração. Em resumo o que Jesus quer nos ensinar é isso: Ouçam com o coração as palavras que lhes dão vida e vida eterna. Assim a nossa mensagem a todos é aquela que Deus revelou a Isaías :  Deus virá e nos salvará: Neste dia os cegos verão, os surdos ouvirão, os aleijados pularão e dançarão, e os mudos cantarão de Alegria. 
Enquanto aguardamos com muita expectativa por este dia precisamos entender que as doenças, os problemas, as deficiências físicas não são culpa de Deus. Em Gênesis, na história da criação, por diversas vezes lemos: E Deus viu que o que havia feito era bom.
Então de quem é a culpa? Por que sofremos? Por causa do pecado, que nos afastou de Deus e causou tudo de ruim que conhecemos hoje. A bíblia nos fala que por causa de um só homem, o pecado entrou no mundo, mas afirma que por um só homem o pecado foi perdoado. É isso que precisamos ouvir. E é disso que precisamos falar. Ouvir que fui perdoado e falar: Cristo quer te perdoar também. 
Que nós possamos sempre testemunhar o amor de Deus a todas as pessoas. E quando vierem as dificuldades, as perguntas, os medos, os problemas, e outras provações que nós escutemos o que Deus quer nos dizer, certamente será palavras como a que disse por meio do profeta Isaías: Não tenha Medo, anime-se eu estou com vocês. Quando nós ouvimos a palavra de Deus recebemos novas forças. E assim Deus continua nos fortalecendo, através de sua Palavra, Batismo e Santa Ceia. Nem sempre vamos entender todas as coisas, mas pelo ouvir de sua Palavra e participação dos sacramentos Deus continua nos curando da surdez espiritual, continua nos perdoando de nossos pecados, e nos guiando em fé rumo a vida eterna.
Quando nós ouvimos o evangelho e cremos que Cristo é a verdade vamos enxergar o amor de Deus. E assim observar que Deus não irá nos dar tudo o que queremos nesta vida, mas nos dará tudo o que precisamos para viver aqui na terra nos preparando para morar com Ele no céu.
Que possamos nós também deixar Deus ser Deus em nossas vidas e com fé continuarmos animados, pois Deus sempre cumpre o que promete, sua promessa para nós hoje é: Eu estou com vocês e voltarei para salvá-los. Amem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário