terça-feira, 13 de agosto de 2013

PAI QUE É PAI TEM QUE PARTICIPAR!

Os filhos são um presente do Senhor; eles são uma verdadeira bênção.  Salmo 127.3
           
Queridos irmãos! Neste mês dos pais é oportuno falar um pouco sobre o que Deus nos fala da paternidade em sua Palavra.  Por isso, compartilhamos uma mensagem adaptada do devocional para casais do pastor Jaime e esposa Judite Kemp. Vale a pena refletir sobre o que segue:
Uma pátria é formada por famílias. Se a família – célula básica da sociedade – está fora de controle, é porque os chefes da família – maridos e pais – também estão fora de controle.  Uma das principais razões pela falta de estabilidade e controle das famílias contemporâneas deve-se à desistência do marido/pai em dar a sua participação efetiva no lar. Podemos dizer que muitos pais estão fisicamente ausentes – não gastam tempo com os seus filhos; psicologicamente ausentes – suas mentes estão focadas unicamente no trabalho e as situações do dia a dia, de modo que são homens passivos, ausentes da vida do lar e dos seus filhos. Possuem carências de ensino e orientações quanto a valores morais e espirituais. Existem muitos bons pais, que se esforçam em exercer as suas funções.  E é fato incontestável que um pai presente pode causar uma enorme diferença na vida dos seus filhos. Vejamos na Palavra de Deus o exemplo e a preocupação do apóstolo Paulo com os seus filhos na fé que se encontravam em Tessalônica (1 Ts 2.7-14). Neste texto, temos pelo menos quatro conceitos de um bom pai. Eles são:
Amor:  Paulo amou os seus filhos na fé tanto que expressa que estão sempre no coração dele.  Esse cuidado de amar verdadeiramente o apóstolo fazia questão de expressar concretamente.  Lembre-se pai : A maior necessidade de seu filho é ser amado. Você já disse a ele, repetidas vezes, o quanto o ama?
Compromisso: Paulo comprometeu-se com os seus filhos na fé. Ele não ofereceu apenas o evangelho, mas dedicou a sua vida a eles.  Pai! Além do sustento material, você assumiu o compromisso com o crescimento espiritual, moral, com a disciplina, correção e desenvolvimento da autoestima na vida de seus filhos? Ser pai não é brincadeira, exige esforço e dedicação, entrega, doação, responsabilidade.
Autenticidade:  Paulo viveu uma vida autêntica diante dos seus filhos. Seu filho não exige perfeição, mas coerência, honestidade, e disposição para admitir os seus erros. Pai, se existe um muro de indiferença entre você e seu filho (a), talvez a melhor forma de derrubar as barreiras é mostrar que você também é pecador, fraco, sensível e que precisa da orientação diária de Deus para ser um bom pai.
Comunicação:  Paulo era um pai comunicativo. E nesta comunicação ele incentivava muito os seus filhos encorajando-os a viverem de modo digno diante de Deus. Talvez você pense. Ah, mas meu pai não fez assim comigo. Então, não perpetue o que você recebeu. Mude a história a partir de você. Seja um pai diferente para os seus filhos. E se você não é pai, ou não tem filhos biológicos?
Pratique essas virtudes cristãs com os seus irmãos na fé.
Deus é nosso Pai maravilhoso, que se preocupa sempre conosco, que mostrou o grande amor que tem por nós ao enviar Jesus para ser o nosso Salvador.  Ele comunica sempre esse amor em nossas vidas através da sua palavra, e através da presença de Jesus a cada dia na vida da família, o Senhor Deus quer tornar o lar feliz e abençoado.

Pastor Erno Kufeld



Nenhum comentário:

Postar um comentário