terça-feira, 1 de outubro de 2013

A Paz tem preço?

Você sabe quem foi Alfred Bernhard Nobel?
Alfred Bernhard Nobel nasceu em 21 de outubro de 1833 em Estocolmo, Suécia. Foi o homem que enriqueceu por ter inventado a dinamite. Sua invenção veio facilitar os trabalhos de grandes construções tais como túneis e canais, mas também acabou mudando o rumo das guerras no mundo.  Talvez por causa das consequências e horrores que as guerras infligiram por causa do uso das dinamites, este homem deixou preparado em seu testamento a indicação de um prêmio a ser entregue anualmente àqueles que trabalham para promover a paz.  Por isso, temos ainda hoje a entrega do Prêmio Nobel da Paz.
A paz tem preço?
Para as grandes potências mundiais, a paz tem um alto preço, pois estas investem verdadeiras fortunas para garantir a aparente paz. É isto que temos visto diante dos rumores de nova guerra na região da Síria. Certamente há muito interesse econômico em torno de toda esta questão. Assim que, para o mundo, a paz tem um preço.
         Para o cristão a paz também tem um preço. Mas um preço que é  totalmente diferente e que já está pago. Sim! Porque em primeiro lugar entendemos, cremos e confessamos que é preciso estar em paz com Deus e isto não é capacidade ou inciativa nossa: é dom de Deus.  O apóstolo Paulo explica muito bem porque temos paz:  Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com Ele por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Romanos 5.1.
         Por mais que busque a paz, por sua sabedoria e força o ser humano não encontrará a verdadeira paz. Isto porque o pecado está enraizado na essência do homem;  e o pecado sempre traz conflito e nos afasta de Deus. A história de Caim e Abel é um exemplo da presença do pecado e da falta de paz.
         Para resolver esta questão, Jesus veio ao mundo, viveu de modo perfeito, sem pecado, deixou a sua paz entre nós, pagando todo o preço necessário para que tivéssemos a verdadeira paz e salvação. Agora a paz vem da certeza da presença de Jesus em nossa vida. Ele nos lembra em sua Palavra:  Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo -   João 16.33.
Detentores da Paz
            Agora nós que já temos esta paz, a saber, todos os que cremos em Jesus e temos Nele a nossa esperança e paz, somos instrumentos de Deus para promover a paz. Paz com Deus e entre os homens.
É isto que Jesus espera de nós pelo fato de sermos seus filhos e Ele nosso Senhor e Salvador:  Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos. Mateus 6.9.

Pastor Erno Kufeld

Nenhum comentário:

Postar um comentário