sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Tempos instáveis

 As notícias são péssimas para o nosso bolso. Aumento no imposto de renda, alta dos juros, elevação no preço dos combustíveis e da energia elétrica, enfim, tudo subindo. Os resultados logo virão: empresas endividadas e falidas, desemprego, inflação, carestia e pobreza. Enquanto isto, os que devem dar o exemplo, engordam o próprio salário e alargam a dívida pública num cenário onde o governo gastou o que não podia e a corrupção comeu boa parte da riqueza nacional. O que estava ruim fica pior. Sem dinheiro para tapar os buracos nas ruas, arrumar as pontes que caem, pagar os professores, a polícia, os médicos, as coisas começam a se complicar. Um grande contrassenso na sétima economia do mundo. São notícias desagradáveis neste período quando podemos refrescar a cabeça para depois enfrentar a agenda de trabalho. Pior que não tem jeito, vamos ter que pagar as contas que um monte de gente irresponsável e desonesta deixou no nosso bolso.

É a dura realidade, vivemos num mundo instável, corrupto, injusto, ilusório e duvidoso. O Salmo 118 diz que “é melhor confiar no Senhor do que depender de seres humanos”. Não que devemos deixar de acreditar nas pessoas, mas elas sempre vão nos decepcionar. E não adianta apontar o dedo, porque além de vítimas, também somos causadores de desilusões. O caminho curto e fácil seria conformar-se na ideia de que é assim mesmo. Mas não é isto que se espera de alguém comprometido com a Epifania (revelação) do Senhor Jesus. Outro Salmo recomenda: “Não confiem na violência, nem esperem ganhar alguma coisa com o roubo. Ainda que suas riquezas aumentem, não confiem nelas” (62.10).

Confiança é a palavra chave no meio de tanta falsidade. Confiança naquele que disse: “Eu afirmo que isto é verdade: quem crê em mim fará as coisas que eu faço” (João 14.12). Fará aquilo que Jesus faria, ser constante no meio da instabilidade, verdadeiro no meio da mentira, íntegro no meio da corrupção, confiável no meio da desconfiança.


Marcos Schmidt
marcos.ielb@gmail.com
Pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário