sexta-feira, 22 de novembro de 2013

A Bíblia

Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti. Eu te louvo, ó SENHOR Deus! Ensina-me as tuas leis. Salmo 119. 11-12

A Bíblia é como um belo e grande pomar, em que todos os tipos de árvores crescem, um lugar onde podemos colher vários tipos de frutas... Nela encontramos consolo, ensinamentos, admoestações, avisos e promessas...  A Sagrada Escritura está cheia de presentes de Deus para nós. Em nenhum outro livro aprendemos sobre Fé, Esperança e Amor.  Nos Salmos e em Jó, por exemplo, podemos ver e descobrir como trabalhar a fé, a esperança, a paciência e a oração. Para ser breve, a Sagrada Escritura é o melhor e o mais precioso livro que há, pois seu autor é o próprio Deus. Um livro cheio de conforto para todos os tipos de provações e tentações, pois nos ensina sobre a Fé, a Esperança e o Amor, de maneiras muito diferentes que a razão humana entende e pode compreender. Ensina-nos a permanecermos fiéis a Deus em toda e qualquer situação, pois há a promessa que depois desta vida pobre e miserável, há uma outra que é eterna. Por isso sempre guardo a Palavra de Deus em meu coração para não pecar contra Deus e para aprender de Deus como viver esta vida que me prepara para a Vida Eterna.

Traduzido e adaptado de "Five  Minutes a Day with  Luther" in:

terça-feira, 19 de novembro de 2013

E a Igreja?


Estamos caminhando a passos largos para o término de mais um ano. Para a Igreja o final deste ano está ainda mais próximo. No dia 24 de novembro, celebramos o último domingo do ano eclesiástico e um novo ano se inicia com o Advento, passando pelo Natal, Quaresma, Páscoa e Pentecostes.
Pensando neste fim de ano eclesiástico e lendo o artigo “A Igreja está doente” (In: Revista Ultimato Set-Out de 2013) refleti sobre vários pontos referentes à nossa atuação na igreja e como igreja. Ronaldo Lidório, um missionário da Igreja Presbiteriana, aponta no artigo acima citado que a Igreja está doente:
- Quando se torna uma empresa...
- Quando só prega a prosperidade...
- Quando só fala do evangelho, mas não vive o Evangelho...
- Quando as igrejas se dividem, não para a missão, mas por motivos de brigas...
- Quando a Igreja chora pouco e bate palma demais...
- Quando confessa pouco e peca demais...
- Quando a igreja tem índices de divórcio, pornografia e de corrupção próximo à sociedade que a cerca...
- Quando estão mais preocupadas em ostentar riquezas do que repartir o que tem...
- Quando se exalta pessoas e diminui a Glória de Jesus!
Analisando alguns pontos, poderíamos dizer que corremos o sério risco de “pegarmos esta doença”.
Como está a minha igreja? Como atuo na igreja? Como sirvo ao meu Deus na Igreja?
Cada vez mais há pessoas procurando riquezas, curas e milagres. Cada vez menos há pessoas se ajoelhando e pedindo perdão pelos erros que cometeram e não querendo seguir Jesus, quando este seguir implica tomar a cruz de Cristo e deixar os próprios interesses de lado.
Olhando para a Palavra de Deus precisamos ser humildes e reconhecer que tudo que somos e temos vem de Deus. Como reconhecemos isto? Nossa participação está boa ou pode melhorar? Nosso serviço à igreja está a contento? Estamos ofertando reconhecendo tudo o que recebemos de Deus?
Não pretendo responder às questões levantadas aqui, mas cito algumas frases que nos levam a uma melhor reflexão de tudo isto...
A Igreja é o corpo de Cristo. Vamos cuidar uns dos outros (1 Co. 1. 1,2)
A Igreja vive no mundo. Vamos viver nossa vida cristã onde quer que estejamos (Mt 10)
A Igreja existe para proclamar Cristo. (Rm 15. 18,19)
A Igreja é chamada para viver Cristo . (Gl 2. 20)
A Igreja é Igreja quando Segue a Palavra. (At 2. 42)
A Igreja existe para glorificar a Deus. Este é o nosso chamado e para tanto é preciso nos desglorificarmos e glorificarmos a Cristo, sendo fiéis a Ele em tudo até o dia em que Ele retornar.
Tudo isto porque nós somos a igreja, nós somos o corpo de Cristo!

Que nós possamos de fato ser abençoados por Deus com a Sua Palavra e com a Sua Santa Ceia para sermos uma bênção para as outras pessoas. E que a cada dia a nossa atuação na igreja e pela igreja se torne um culto a Deus para sermos uma Igreja com o Jeito de Jesus, amando, perdoando, acolhendo e salvando pessoas. Amém.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Fotos do Retiro Espiritual em Campo Erê

Segue fotos do congresso em Campo Erê dos jovens de nossa paróquia...


      Palestra "Eu curto Jesus" Pastor Walduino                     Mensagem


                             Peça Teatral "Assim Caminha a Humanidade"





                                                                             Esquete o empresário e a morte
                                                                                         








                                                                                      Meninas campeãs

                          1º Lugar música                                   1º Lugar Teatro


terça-feira, 5 de novembro de 2013

O fantástico da Santa Ceia


O "Baú do baú do Fantástico", exibido no último 27 de outubro, fez uma paródia da Santa Ceia que desagradou muita gente. O filho do Chico Anísio entra no cenário daquela quinta-feira anterior à morte de Jesus, e até faz uma "entrevista" com um Jesus com aparência de estar chapado. O humorista Bruno Mazzeo, no entanto, comete um equívoco neste "baú" ao colocar o evangelista Marcos entre os "convidados" da Santa Ceia - ele não pertence aos doze discípulos. Em todo o caso, esta é a função da paródia, imitar de maneira irônica e debochada obras literárias, filmes, músicas, e até histórias, como neste caso, a última Páscoa de Jesus com os discípulos quando o Senhor instituiu a Santa Ceia. Mas o problema da paródia é quando a brincadeira vira coisa séria, como acontece no bullying.
Quanto ao uso do nome de Deus, o próprio Criador ordena num dos Dez Mandamentos: "Não use o meu nome sem o respeito que ele merece; pois eu sou o SENHOR, o Deus de vocês" (Êxodo 20.7). Porque será que Deus tanto se importa com o nome dele? Na verdade, não é com o nome dele, mas com o nosso nome, com a nossa felicidade. Por exemplo, um jovem que não respeita o seu pai, ele terá dificuldades para confiar nele, receber dele a educação e tudo aquilo que um pai deseja oferecer ao seu filho. Naquela noite memorável Jesus pegou o cálice de vinho e disse: "Bebam todos vocês porque isto é o meu sangue, que é derramado em favor de muitos para o perdão dos pecados" (Mateus 26.28). Não existe algo mais fantástico neste mundo do que o perdão dos pecados. Por isto, a Santa Ceia é coisa séria. A Bíblia enfatiza isto: "Aquele que comer do pão do Senhor ou beber do seu cálice de modo que ofenda a honra do Senhor, está pecando contra o corpo e o sangue do Senhor" (1 Coríntios 11.27). Está comprovado que o humor ajuda a vencer os problemas e traz longevidade, mas tem coisas que precisam de seriedade e reverência, começando com a Palavra de Deus.

Marcos Schmidt 

sábado, 2 de novembro de 2013

A Saudade que cura

A Bíblia é um álbum de retratos da família de Deus.
Começa com um belo retrato da criação do mundo. Tem umas fotos feias como a queda em pecado. Um retrato policial com a morte de Abel. Tem fotos de corrupção e de recomeço com a Arca de Noé.
Perpassa por lugares como o Egito. Fotos de travessia no mar. Um retrato belíssimo do povo de Deus em uma terra rica e próspera. Retratos de reis, juízes e profetas fiéis a Deus.
E finalmente no tempo certo - a foto que faltava é colocada no álbum: o nascimento de Jesus. E mais fotos vão sendo colocadas... Jesus no templo, Jesus curando, Jesus ensinando... Jesus na cruz. Jesus ressurreto. Jesus subindo ao céu... Fotos de muitos cristãos que testemunharam sua fé em Deus, mesmo diante da perseguição.
Este álbum de Deus continuou a receber mais fotos... Há mais de 2000 anos este álbum vem ganhando fotos. Nós também estamos neste álbum de Deus. Nossa primeira foto foi a do nosso batismo.
Quando olhamos fotos sentimos saudades, mas uma saudade que cura. São lembranças que ficam na memória com um objetivo: lembrar que nascemos, vivemos e morremos e que um dia ressuscitaremos, como afirma Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim viverá para sempre." (Jo 11.25)
Hoje, talvez, sentimos falta de pessoas queridas que não estão mais conosco. Deus já as chamou para o céu. Mas elas continuam neste grande álbum de Deus...
Podemos lembrar, recordar, reviver momentos e aguardar por uma nova foto junto com elas quando nos encontrarmos com Cristo, porém com uma diferença: neste dia não precisaremos de mais álbuns, pois estaremos sempre juntos e ao lado de Jesus!
Pastor Marlus Seling